terça-feira, 13 de abril de 2010

AS INTERAÇÕES ENTRE OS USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONCEITO DE INTERAÇÃO EM REDE NO APLICATIVO COLHEITA FELIZ

Com o advento e a popularização da Internet como meio de democratização das informações, novas ferramentas surgem de modo a reelaborar os conceitos de comunicação e interação.

A interação sem fronteiras, aliada à relativamente fácil acessibilidade, fez com que as chamadas novas mídias tomassem fôlego e se expandissem descontroladamente chegando ao ponto de tornar condutas antes julgadas inaceitáveis pela sociedade, em comportamentos banais.

Portanto, o principal questionamento que instiga este trabalho é: por que há tanta identificação e banalização do “crime fictício” nas redes sociais brasileiras? A problemática será analisada durante um mês.

Temos como objetivo geral analisar como se dão as interações entre os usuários da rede social Orkut, no contexto do uso do aplicativo "colheita feliz".

Além disso, nosso projeto busca resgatar as origens e conceitos de redes sociais, especificamente o Orkut, mostrando sua evolução desde sua primeira versão até a apropriação do aplicativo “Colheita Feliz”; observar de que maneira se dá a representação simbólica da interação entre usuários, bem como se processa a real motivação que o jogo sugere entre eles e de que forma isso afeta – ou mesmo altera –  a usabilidade do Orkut; avaliar de que forma se dá a influência de algumas condutas do aplicativo - tidas como “negativas” no ponto de vista das redes sociais da realidade - nas vivências reais e virtuais dos usuários daquela rede social; e apontar as possíveis consequências dessa conduta na vida social dos usuários.

Os significados gerados pelas chamadas novas mídias, em especial as redes sociais – que vem evoluindo consideravelmente na atualidade, agregando-se cada vez mais a outras ferramentas – tem causado polêmicas no âmbito da tradição e mesmo de alguns dos aspectos morais da sociedade atual. 

O que mais tem se questionado atualmente, é o poder de influência que essas redes – e sua poderosa capacidade de distribuir significados - exercem na modificação dos padrões vigentes de interação social.

As novas ferramentas disponíveis nas plataformas online possibilitam a ligação – ou link – entre os mais diversos usuários, transformando o ambiente online também em um espaço de compartilhamento de múltiplos sentidos, tendo como ponto chave a veloz e constante mutação dos mesmos.

Para melhor avaliarmos as possíveis mudanças geradas por essa nova maneira de interação, optamos no presente trabalho analisar discursivamente os debates entre os próprios usuários do aplicativo “Colheita Feliz” em sua comunidade oficial no Orkut.

Nossa pesquisa tem como tema as Redes Sociais. Este blog funcionará como uma ferramenta de divulgação e compartilhamento de nossas descobertas ao longo de nossa pesquisa, que será avaliada para a disciplina Cultura Contemporânea 3 do Curso de Comunicação Social da UFPI.

Um comentário:

  1. Ok. Muito bom o texto de apresentação. Vamos agora pesquisar outros textos a respeito do tema "Redes Sociais Virtuais" e do conteúdo da disciplina para postar aqui. Valeu.

    ResponderExcluir